12006373_1223229194369739_2515730564862738775_n

INHOTIM EM CENA | AGENDA CULTURAL COMEMORA 2 MILHOES DE VISITANTES, MG

Home  /  Eventos / Releases  /  Current Page

INSTITUTO INHOTIM – MG

Em agosto, o Inhotim alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, desde quando o parque foi aberto ao público, em 2006. E para comemorar, ampla agenda cultural com novas exposições, performances e shows de grandes nomes da música brasileira. Entre as atrações, Maria Bethânia, Zélia Duncan e Jaques Morelembaum, Luiz Melodia e uma homenagem a Fernando Brant.

Local: Rua B, 20. Inhotim, Brumadinho MG
Informações: Tel. 31 3571-9700

OUTUBRO
1/10 – Novas exposições temporárias
Nesta data, o Inhotim inaugura diversas obras do acervo. Entre elas, a videoinstalação do sul-africano William Kentridge. Composto por oito projeções em tamanho monumental, a obra vai ocupar um galpão de 600 m² e promete ser uma das principais atrações do Instituto para 2015. O trabalho já esteve em exibição na Tate Modern, em Londres, e no MoMA, em Nova York, e fica no lugar de “The Murder of Crows”, de Janet Cardiff e Georges Bures Miller.

Na Galeria Fonte, a exposição “Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim” apresenta para o público do Inhotim trabalhos da coleção que nunca foram exibidos anteriormente no parque..

1/10, 15h – Bixiga 70
Palco Magic Square (entrada por ordem de chegada. Lotação: 1.500 pessoas)
A inauguração das novas exposições temporárias será celebrada com show da banda Bixiga 70, que lança seu terceiro disco. O grupo canta dub e reggae, cumbia e carimbó, ethio-jazz e samba-jazz, construído em frases e solos, harmonias e dinâmicas, claves e improvisos.

3 e 4/10, 15h – Zélia Duncan e Jacques Morelembaum
Palco Magic Square (ingressos específicos para o público do show – 1.500 lugares)
A artista homenageia Milton Nascimento ao lado de Jacques Morelembaum. Em um show em formato de recital, de voz e violoncelo, o repertório de Milton será interpretado de forma especial. O show não se prende a cronologias. Entre elas, “Canção Amiga”, “Cravo e Canela”, “Encontros e Despedidas”, “O que foi feito deverá”, “Ponta de Areia” e “San Vicente”.

10 e 11/10, 15h- Homenagem a Fernando Brant – Canções da América
Palco Magic Square
Amigos do compositor Fernando Brant e vozes da nova geração da música de Minas se reúnem no Inhotim em apresentação que homenageia o artista. Entre os convidados estão Toninho Horta, Tavinho Moura, Beto Guedes, Flávio Venturini, Quarteto Cobra Coral, Amaranto, Juliana Perdigão e Marina Machado. O show tem roteiro de Murilo Antunes, direção musical de Flávio Henrique e direção artística de Antonio Grassi.

17/10, 11h – Vocal Line
Tamboril (acesso livre para os visitantes do parque)
O grupo dinamarquês conta com coro de 30 integrantes regidos pelo maestro Jens Johansen. Ao longo dos 23 anos de existência, Vocal Line tem alcançado grande reconhecimento em toda a Europa e em várias partes do mundo, apresentando-se em importantes festivais da Europa e dos Estados Unidos.

17 e 18/10, 15h – Espetáculo “Bethânia e as Palavras”
Palco Magic Square
O espetáculo “Bethânia e as Palavras” traz a coletânea de poetas de todas as gerações são lidos, como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Sophia de Mello Breyner, Padre Antonio Vieira, Caetano Veloso, Fausto Fawcet, Ferreira Gullar, entre outros. As leituras serão entremeadas por trechos de conhecidas canções brasileiras e portuguesas como ABC do Sertão (Luiz Gonzaga), Romaria (Renato Teixeira), Estranha Forma De Vida (Amália Rodrigues) e Marinheiro Só (domínio público/adaptação Caetano Veloso).

24/10, 15h – Ars Nova
Palco Magic Square
Em comemoração aos 100 anos de nascimento do compositor Hans-Joachim Koellreutter, o Ars Nova – Coral da UFMG, regido pela maestrina Iara Fricke Matte apresenta um concerto especial voltado para a música erudita contemporânea.

25/10, 15h – Espetáculo Cobra, de John Zorn
Palco Magic Square (entrada por ordem de chegada. Lotação: 1.500 pessoas)
Neste concerto, o Coletivo Distante apresenta improvisações em diferentes formações instrumentais, realizando versões do jogo musical Cobra (1984), do compositor novaiorquino John Zorn.

NOVEMBRO
26/11 – Inauguração da Galeria Claudia Andujar
O projeto vem sendo desenvolvido há cinco anos pela instituição. O espaço terá 1.600 m² e será integralmente dedicado ao trabalho da fotógrafa suíça, radicada no Brasil desde a década de 1950. Ao longo dos anos, ela registrou a vida dos Yanomami, povo indígena que vive na floresta amazônica, na fronteira entre Venezuela e Brasil.

O Instituto Inhotim
começou a ser idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Os acervos são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas. O Inhotim, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), tem construído ainda diversas áreas de interlocução com a comunidade de seu entorno. Com atuação multidisciplinar, o Inhotim se consolida, a cada dia, como um agente propulsor do desenvolvimento humano sustentável.