27/03/2013 Número de leitores: 840

Série "Viagens de Cronópios" visita Bauru SP

Redação Cronópios Ver Perfil

A TV Cronópios foi até Bauru, interior do estado de São Paulo, para falar com os poetas José Carlos Brandão, Luiz Vitor Martinello e Sônia Brandão. E também gravar o 1º Slam Bauru de Poesia, uma divertida competição de leitura de poemas com tempo contado. No vídeo, José Brandão fala mais sobre o que é o Slam e a produção do evento com o grupo Expressão Poética de Bauru.


Você vai conhecer um pouco da “lixeratura” de Luiz Vitor Martinello, um poeta universal no interior do Brasil. Ele foi professor de literatura durante muitos anos. Os alunos o adoravam. Não só os alunos. Ele foi (e é) um professor universal também.


Sônia Brandão é poeta e fotógrafa, fotógrafa e poeta. Na sua página do Facebook vemos sempre novos ensaios fotográficos misturados com poemas, num belo diálogo de letras e imagens.


José Carlos Mendes Brandão é um poeta dos grandes. Foi o último vencedor do Prêmio Bienal Nestlê de Literatura, quando este era o maior e mais respeitado prêmio literário do país. Milhares de autores participavam e o júri era composto por escritores brasileiros do primeiro time.


À noite, finalmente, o Slam Bauru. As apresentações se seguiam uma a uma, e os poetas tinham até 60 segundos para ler o seu poema. A diversão era o mais importante, mas tivemos bons poemas falados. Na edição do vídeo, deixei por último a apresentação de uma jovem poeta. Infelizmente não pude anotar os nomes de todos os participantes. Seu texto é surpreendente. Finalizo do vídeo em silêncio respeitoso e com o sorriso maroto dessa menina.


Filmes de viagem, os chamados “road movies”, estão entre os favoritos de muita gente. Melhor ainda é fazer um filme de viagem. Na ilha de edição a aventura continua porque é preciso recriar a viagem para o espectador do vídeo, com todas as texturas emocionais e narrativas possíveis.



Série VIAGENS DE CRONÓPIOS

O que é:

a) Uma câmera na mão e mochila nas costas
b) Um `road movie` pelo país com as lentes e o olhar TV Cronópios
c) Um `on the road` da era `Bitnik`
d) Os mochileiros da TV Cronópios aceitam convites e hospitalidades

 

 

Redação Cronópios