26/03/2014 Número de leitores: 826

O cinema de Aron Feldman é tema do Zootropo

Redação Cronópios Ver Perfil

O 10º episódio do programa Zootropo faz homenagem ao mais independente dos cineastas brasileiros: Aron Feldman. Há 20 anos falecia o nosso “John Cassavetes”. Para falar da vida e obra de Aron Feldman, Rafael Spaca convidou seu filho e colaborador de toda a vida: Cláudio Feldman. Cláudio é escritor, ator e roteirista. E é também porta-voz de uma das histórias mais bonitas, e desconhecidas, do cinema nacional. A história de um cineasta com tanto amor pelo cinema e que fez o seu cinema contra todos os reveses e dificuldades. É o cineasta independente por definição. Num tempo de maquinário caríssimo, filmes em película, revelação química, cópias para exibição e o pior de tudo, a ditadura.

Nada como a facilidade de hoje, que podemos pegar uma boa câmera digital como a nossa da TV Cronópios e produzir o que quisermos com rapidez e quase sem precisar de serviços de terceiros. 


Aron Feldman é um herói do cinema brasileiro. Eu (Pipol) tive o privilégio de conhecê-lo e passar alguns dias em sua companhia durante a “Semana de Arte Modesta”, mostra organizada na cidade de Bauru nos anos 80 por Susy Mey Truzzi e Mica (não me lembro o sobrenome dele). Aliás, esse é um capítulo à parte: é preciso resgatar essa história da Semana de Arte Modesta de Bauru, Susy!!! Vamos divulgar no Cronópios?


Eu nunca me esqueci desse encontro com o Aron Feldman, o primeiro cineasta de verdade que vi de perto e com quem conversei. A emoção dura até hoje. 

Assista agora mesmo, conheça esse personagem maravilhoso, merecedor de um filme sobre sua vida e sonho.


Agradecimentos especiais:

Cláudio Feldman
Laure Bacqué 
Miguel de Almeida
Cleo Araujo
Roberto Bicelli 

Apresentação:
Rafael Spaca

Produção:
Rafael Spaca
Paulo Ortiz
Jorge Miyashiro
Pipol

Direção:
Pipol

Apoio:

Redação Cronópios