13/06/2014 Número de leitores: 1464

Um livro de imagens para todas as idades

Cláudio Fragata Ver Perfil

Se é possível contar uma história só com imagens? Claro que é. Narrativas sem palavras não são novidade. Agora, criar uma história com imagens arrebatadoras, que transporta o “leitor” para um mundo de sonho, onde tudo não é exatamente o que parece ser, só mesmo para quem tem o talento do artista gráfico húngaro Istvan Banyai.

Ele já havia dado mostras do que era capaz em Zoom, seu livro mais famoso, lançado no Brasil pela Brinque-Book e premiado pela da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como o melhor livro de imagens de 1997. Ali, como se tivesse uma câmera na mão, ele explora o micro e o macro, partindo da crista de um galinho de brinquedo até chegar à imensidão do Universo. A cada zoom da lente do desenhista-fotógrafo, uma nova surpresa se revela.


Em O Outro Lado, recém-lançado pela Cosac Naify, o artista volta a nos deslumbrar com seus truques de ilusionista mostrando o que há por trás de todas as coisas e o resultado é sempre muito mais surpreendente e divertido do que o “mundo visível” . Tudo começa quando um garoto resolve lançar aviõezinhos de papel da janela do arranha-céu onde vive. O tempo da ação tem a duração de um único dia, mas durante esse período somos transportados a lugares distantes e inesperados, de praias tropicais às planícies da Lua.


Embora seja um livro de imagens, ele brinca também com as palavras: quando lido do outro lado da página O dano, representado por um acidente na auto-estrada, se transforma (ainda bem!) em O nado e eis que uma bela piscina de águas misteriosas nos aguarda.


Banyai mudou-se para os Estados Unidos em 1981 e não parou mais, publicando suas imagens intrigantes em veículos como New Yorker, Rolling Stone e Time. É bem clara em sua obra a influência de mestres da ilustração como Winsor McCay, criador do Little Nemo in Slumberland, o que só aumenta a qualidade de seu trabalho.


Quem pensa que livros de imagens são excelente distração para bebês vai se surpreender com O Outro Lado. Istvan Banyai faz mais do que contar uma história sem palavras. Suas imagens são pura poesia.




Título: O Outro Lado
Autor: Istvan Banyai
Editora: Cosac Naify

Número de páginas: 44
Características: Capa dura e sobrecapa

Cláudio Fragata