06/02/2017 Número de leitores: 242

Livro: ANTES E DEPOIS

Palloma Abreu Ver Perfil

https://www.wattpad.com/story/96060863-antes-e-depois

O novo sempre despertou perplexidade e resistência."
Sigmund Freud

- Você precisa fazer terapia!

        Qual seria o seu primeiro pensamento se alguém lhe dissesse: Você precisa fazer terapia!  Posso imaginar que as possíveis respostas seriam:  Não preciso de terapia, sei lidar muito bem com os meus problemas, eu sou uma pessoa equilibrada, não estou com depressão, reconheço que seria bom fazer mas não tenho dinheiro, terapia  é besteira, prefiro tomar remédios, terapia me deixa mal, não gosto, não fez efeito nenhum quando procurei.  Enfim, inúmeras são as repostas NEGATIVAS acerca da terapia. E eu me pergunto: Por quê? Por que tanta recusa ao falar sobre saúde mental? Qual é o problema de fazer terapia? Baseando - me na frase do pai da psicanálise, "O novo sempre despertou perplexidade e resistência."( Freud) Percebe - se  que a resistência reside no "novo" no desconhecido, a falta de conhecimento e o preconceito têm afastado as pessoas da terapia. Falar da mente ainda é um tabu em plena era da tecnologia onde  as informações estão a um clique. 
Nota - se que está na moda os cuidados com o corpo, todo mundo quer ser fitness, as pessoas fazem e divulgam estar fazendo dietas saudáveis, além de caminhada, corrida, por fim, é super comum encontrar nas redes sociais fotos das pessoas em espelho de academia. O cuidado com o corpo é habitual, o que é ótimo e fundamental para qualidade de vida, mas somos corpo e mente.  E da mente ninguém quer  falar, ou melhor poucos falam. Não há problema nenhum em cuidar do corpo, é saúde. Ninguém te julga porque você está indo a academia. Mas te olham com espanto se você disser que está indo ao  psicólogo. E já julgam as possíveis causas de você  ter sido tão "fraco" que precise de terapia. Já ouvi frases do tipo; " Você parece ser tão bem resolvida, decidida, por que faz terapia?" Ou " Não me diga que você tem depressão? Ou ainda "O que você tem pra ter que fazer terapia?" Estamos no século XXI e para muitos, terapia ainda  é sinônimo de fraqueza. Pura ignorância!E o pior não é  o julgamento dos de fora mas o nosso  próprio julgamento, conheço pessoas que sentem vergonha de dizer que fazem terapia.  E quer saber de uma coisa? Eu já fui uma dessas pessoas. Mas hoje o olhar de espanto não me incomoda. Inclusive, acho Chique fazer terapia. Pois chique mesmo é se cuidar. É preciso quebrar esse preconceito que existe sobre psicoterapia.  Qualidade de vida é se cuidar por inteiro. Nós somos corpo e mente. Uma das definições de terapia que mais me toca é a de que terapia é a cura pela palavra. Infelizmente as pessoas só procuram ajuda quanto já desenvolveram e estão nos piores estágios de alguma doença da mente, tais como:depressão e síndrome do pânico. Mas se tivessem procurado ajuda no início dos sintomas poderiam ter evitar muito sofrimento. Ainda assim, é  possível resgatar a qualidade de vida através da psicoterapia. Mas terapia é mais do que isso, é cuidado com a mente, você não precisa estar doente ou se sentindo mal para procurar um psicólogo, você pode estar bem, e com a terapia ficará ainda melhor. Terapia é autoconhecimento é ser flexível é autocuidado. E se você sente algum  receio de ir ao psicólogo saiba que é tão normal quanto ir à academia e irá exigir de você a mesma disposição ( em querer ir e não desistir), mesmo comprometimento, para que se possa obter os resultados desejados. O dinheiro é um investimento em você, em sua saúde. E no final do processo você irá perceber que foi o dinheiro mais bem gasto da sua vida.  Pois não há dinheiro que pague nossa saúde. 
Bom, hoje, amadurecida enxergo tudo isso, mas não foi sempre assim. Sou ansinervosa ( ansiosa + nervosa) e essa combinação não é nada agradável. Até chegar a terapia, houve várias resistências, porém um dia, não tive como fugir, e tive que  encarar a psicoterapia e essa foi a melhor decisão que tomei. Claro que, a princípio eu não enxerguei isso. O Antes e depois descreve a minha aventura para dentro de mim, descreve a minha viagem ao meu interior. Uma viagem na qual não fui sozinha, tive companhia, alguém segurava a minha mão.  Não foi um caminho fácil eu meu assustei com o que encontrei dentro de mim e tive reservas até decidir arrumar toda a minha desordem interior. Eu tive que aprender a me olhar, para então despertar. Aprendi a lidar com a minha extrema ansiedade e com as minhas fragilidades. Superei as crises de pânico e hoje vivo com mais leveza. Daquelas histórias que a gente vive e pensa: Daria um livro. Um ano de terapia e um aprendizado para a vida inteira. 
Antes de iniciarmos tenho só  mais uma coisa para dizer:

- Entre, mas não repare a bagunça.

 

 

https://www.wattpad.com/story/96060863-antes-e-depoishttps://www.wattpad.com/story/96060863-antes-e-depois

Palloma Abreu