06/12/2005 Número de leitores: 787

Uma tarde mineira em São Paulo

Claudinei Vieira Ver Perfil

Por Claudinei Vieira















MININAS é uma delicia. De pegar, de manusear, de ver, de ler. Impressiona pela beleza plástica das cores e das ilustrações, dos textos curtos e impactantes. Sobretudo, impressiona a garra com a qual estas mininas, estas escritoras, desenhistas, e ilustradoras radicadas em Minas Gerais, suam para conseguir publicar. Só pelo seu esforço, vale o aplauso. Pela realização, pelo resultado, vale ficar admirado.

MININAS é uma pocket-revista, uma revista de bolso, de 10x10 cm, de 36 páginas, que reúne ?jornalistas, poetas, escritoras, artistas plasticas, designers, ilustradoras e fotógrafas para a publicação de contos, crônicas, poemas, ensaios fotográficos, gravuras e desenhos?, com o ?propósito de divulgar o trabalho de novos talentos e aliá-los a nomes já reconhecidos das artes plásticas e literatura brasileiras?.

A fala é de Milena de Almeida que desde a criação da revista é a editora responsável. Ela diz ainda que a ?atual tiragem da Revista é de apenas mil exemplares distribuídos gratuitamente em cafés e livrarias?. Mais ainda: ela fala da dificuldade da publicação e da falta de patrocínio, estes velhos companheiros indesejáveis de quem deseja trabalhar com cultura neste país. Mesmo depois de conseguir o patrocínio das leis de incentivo no Estado, não há interesse de empresas em participar. ?Não querem discussão nem abrem nenhuma possibilidade; muitas sequer querem ouvir a idéia!?. O que, certamente, deve pesar e desanimar ás vezes.

Apesar disso, em junho de 2005, a revista participou da Comemoração ao ano do Brasil na França com uma edição em francês (!) (tiragem de cinco mil exemplares) distribuida em Paris. Aliás, vale repetir o detalhe: a distribuição é gratuita. Para os franceses e para os brasileiros. E com tudo, apesar das adversidades, MININAS chega ao seu 7° número.

E o 7° número será lançado aqui em São Paulo. Poderemos bater um papo e discutir este e vários outros assuntos com as autoras; várias estarão presentes e, inclusive, nem só de mineiras existe a revista, como poderão conferir. Quem quiser ter uma boa idéia, há a versão on-line disponivel na versão em francês e português, no site MININAS.


Esta TARDE MINEIRA EM SÃO PAULO será nesta Sexta, dia 09 de Dezembro, na Livraria da Esquina (Rua Caetés, 489, esquina com a Caiubi, Perdizes), a partir das 19:00 hs. O lugar já é aconchegante, a revista é sensacional. Será uma tarde deliciosa.
















Claudinei Vieira é escritor, cinéfilo e colaborador do Cronópios. 
E-mail: vierapan@gmail.com       Site: www.desconcertos.com.br

Claudinei Vieira