30/11/2006 Número de leitores: 384

Pirataria Anacrônica

João Nicodemos Ver Perfil

Por João Nicodemos




             

            





Há alguns anos, três jovens poetas resolveram botar os versos pra fora. E o fizeram com todos os meios disponíveis: varais de poesia, discursos inflamados de versos, vídeo-poemas (numa jurássica câmera Betamax), chuvas de poemas, poemadas, poemas em saquinhos de pão, caixas de fósforo e tantos outros suportes que pudessem suportar um poema. Feiras de literatura, feiras-livres, jornais, revistas, enfim todos os meios disponíveis. A impressão que se tinha era de que quisessem salvar o mundo.

Mas o mundo era muito grande naqueles dias sem rede mundial de computadores, CD?s DVD?s, mp3, mp4 (há tanto tempo que havia o MPB4). O tráfego aéreo não era congestionado, o tráfico (de influências e outras drogas) era bem menor e o termo ?pirataria? não tinha o significado que tem hoje.

O grupo de jovens poetas não era ?analógico?, muito menos ?digital?,  era anacrônico: salvar o mundo? De quem? Do Mundo? Mas ?o mundo tinha que esperar... por causa do mundo?, além disso, já não tinha salvação. Tentaram as editoras, visto que não havia impressoras, mas quem é que come poesia? Num mundo onde o cérebro é órgão do sistema digestório e o mercado elege o produto pela demanda, que podem os poetinhas do interior?

Hoje não há mais o interior, somos todos internautas com endereços e vidas ?virtuais?; naqueles dias o que puderam fazer foi queimar seu navio pirata e lançarem-se ao mar em garrafas de náufragos.

Não naufragamos, nem salvamos o mundo, mas estamos nos salvando dele.






                             Óleo sobre tela de Walter Mortary - 1987



O grupo se chamava Pirataria Poética e era formado por: Jony Rosa, Pipol e João Nicodemos. O vídeo é de 1990 e a trilha sonora foi composta por um grande amigo da `Pirataria` chamado Edson Lallo.
















João Nicodemos é músico e poeta... principalmente poeta... busca a poesia, com instrumentos musicais, não musicais, pincéis e telas,xilogravura, objetos, sons e idéias, gestos... inclusive com papel e lápis também...

e-mail: jotanikos@yahoo.com.br

João Nicodemos