30/01/2017 Número de leitores: 441

Avaliação neuropsicológica em Idosos - Instrumentos

Deborah Martins Encinas Nascimento Ver Perfil

            As avaliações neuropsicológicas podem ser solicitadas em diversas situações, para ver como o sistema nervoso central afeta o comportamento humano. Dentre as diversas situações estão: a contribuição para o diagnóstico (coletar informações), o que o diagnóstico afetará na vida do indivíduo o que é mais prejudicial , se existe alguma função específicas que comprometerá e como o diagnóstico pode contribuir, e até mesmo pensar no prognóstico do transtorno, que é o quanto o transtorno pode evoluir, ou seja, o impacto, e em longo prazo qual a probabilidade de melhora caso seja realizado a psicoterapia.          A AN também nos orienta sobre como devemos prosseguir para o tratamento mais adequado, o trabalho com a equipe multidisciplinar, também auxilia no tratamento de reabilitação, buscando no indivíduo quais são as funções cognitivas que devem ser alterados, atualmente também é necessário a AN para alguns casos de procedimentos específicos, como por exemplo, a cirurgia bariátrica e em caso de perícias no qual normalmente é feito laudos, que podem auxiliar em decisões judiciais. Ou seja, a avaliação neuropsicológica serve para ajudar nas investigações das funções cognitivas, e são feitas com testes, anamneses, baterias de testes, etc, desde que seja validado e padronizado pelo CFP e aplicado exclusivamente por psicólogo.

             Os instrumentos mais recentementes são: WAIS III, WASI, Standford-binet, Matrizes de Raven, RAVLT, Figuras complexas de Rey, Rey visual, Design learning test, Boston naming test, token test, WCST, Stroop test, traid making test, e para idosos também está sendo utilizado o mini exame do estado mental (MEEM), avaliação rápida das funções cognitivas (ARFC), teste do relógio, e também as baterias de testes que são: CERAD, MDRS, AVD-AIVD, escala de Barthel, KATS, PFEFFER, CDR, dentre outros. Com o crescente aumento de testes é notável que estejam ficando específicos para avaliarem o ser humano, dependendo da demanda do paciente, e da necessidade que o psicólogo ou neuropsicólogo avaliar. 



Acesso ao seu Perfil
Email
Senha
Se você já é autor(a) do Cronópios, já tem sua PÁGINA ATIVA na Rede Cronópios. Clique aqui e solicite login e senha para ativar seu perfil.