jbbbonfim@gmail.com

João Bosco Bezerra Bonfim
www.cronopios.com.br/rede/jbbbonfim


BIOGRAFIA

João Bosco Bezerra Bonfim nasceu na Barrra do Riacho Seco, no município de Novo Oriente, no sertão Ceará, em 1961. Reside em Brasília desde 1972, onde fez toda sua formação acadêmica: graduado em Letras, Mestre e Doutor em Linguística (UnB), com tese sobre a arte verbal do cordel. 

Tem mais de vinte obras publicadas, entre poesia lírica, cordéis e infantojuvenis, além de ensaios sobre discurso. Ministra oficinas e palestras sobre letramento literário em eventos e em escolas.

Seu Romance do Vaqueiro Voador recebeu vários prêmios e menções, como o Max Feffer,pelo design gráfico; e fez parte do Catálogo de Bolonha da FNLIJ. Foi transformado em filme; e a obra cinematográfica, por sua vez, foi premiada no Festival Latino-Americano de Cinema, em Toulouse, França, em 2008.

Na área de poesia lírica, escreveu amador amador (2001); Pirenópolis, pedras, janelas, quintais (2002); Teoria do Beijo (2003); passagens terrâneas e subterrâneas (2004); in feito (2009).

Uma série de recontos da obra de Andersen para cordéis também foi publicada, com títulos como A princesa e a ervilha em cordel, O soldadinho de chumbo em cordel, A roupa nova do imperador em cordel e O rouxinol em cordel.


VER MAIS
Acesso ao seu Perfil
Email
Senha
Se você já é autor(a) do Cronópios, já tem sua PÁGINA ATIVA na Rede Cronópios. Clique aqui e solicite login e senha para ativar seu perfil.