danielratto@gmail.com

Daniel Perroni Ratto
www.cronopios.com.br/rede/danielratto


BIOGRAFIA

Daniel Perroni Ratto é poeta, jornalista, músico, letrista, turismólogo, professor, especialista em mídia, informação e cultura (ECA/USP), e servidor público federal. A lista de campos de atuação de Daniel Perroni Ratto de Morais da Costa é tão múltipla e instigante quanto seus poemas. O autor de Urbanas Poesias (Ed. Fiúza, 2000), Marte mora em São Paulo (A Girafa, 2012) e Marmotas, amores e dois drinks flamejantes (Ed. Patuá, 2014), nasceu em São Paulo, em 1976. No vai e vem da vida, passou a infância em Fortaleza, a adolescência em São Vicente e, hoje, fica a maior parte do tempo na capital paulista. No Ceará, conviveu com grandes nomes da música, das letras e da arte, como Fagner, Fausto Nilo, Francis Vale, Manasses, Capinan, Teti, Rodger Rogério, Petrúcio Maia, Augusto Pontes entre tantos outros – influências percebidas em suas rimas, seus versos e no seu processo de criação. Participou das bandas Loco Sapiens, Criolo Branco e Luz de Caroline. É professor de Cultura Brasileira e Jornalismo Cultural; colaborador na editoria de música do portal Culture-se.com; cronista do UOL, na rádio UOL; cronista do Jornal Diário do Nordeste.

Presença certa em saraus como “Sopa de Letrinhas Sarau” e “Bordel Poesia”, Ratto participa da cena literária contemporânea com fervor. Suas poesias também estão em revistas de todo Brasil como a Revista Gente de Palavra (RS), Mallarmargens revista de poesia & arte contemporânea (PR) e Revista Quincas (SP), entre outras.

Em 2015, Daniel Perroni Ratto foi um dos poetas selecionados pela curadoria do evento a participar da “Exposição Poesia Agora”, no