annetemodesto@gmail.com

Annete Lopes Sejópoles Modesto
www.cronopios.com.br/rede/annetemodesto


BIOGRAFIA

Nascida no Centro Oeste bem petinho do coração do Brasil.  Filha de meu pai e meu avô, figuras que construíram em mim muitos espaços para ouvir e contar histórias. No colo desse pai- avô, ou de mãos dadas a ele, via um mundo adulto que se descortinava diante dos olhos sagazes de criança. Era natural sua presença em minha vida. Como se tivéssemos predestinados a estar juntos desde sempre. Olhos atentos de criança submissa, talvez porque guardasse a certeza inconsciente de que ali estava diante de mim um livro vivo, dinâmico e cheio de mistérios, disponível acervo literário de que não tinha a mínima ideia do que se tratava. Morávamos bem no centro de nossa pequena e próspera Três Lagoas. Na Rua PARANAÍBA, muito privilegiada, porque no mesmo quarteirão da Pracinha da Bandeira. Lá, íamos, aos domingos, fazer o footing, como dizia meu avô. O queconsistia em tocar de roda nos labirintos traçados em círculos e ladeados de árvores, espécies que hoje não se vê em nossa cidade. 

As brincadeiras e jogos infantis sempre se repetiam em reproduções de ambientes escolares. A escola tão desejada fez de mim uma normalista  e professora. Ensinar gente pequena e gente grande: eis a minha vocação e prazer que cultivo até hoje.

A cidade cresceu, meu avô e meu pai não me contam mais histórias...mas eu os reinvento lendo e recontando seus "causos" a quem interessar-se. A literatura tem sido essa via de encontros e reencontros...

Graças a essas leituras de meu pai-avô e de outros adultos generosos, hoje sei que o sucesso de um professor reside, indiscutivelmente, em sua capacidade de ler a pessoa, que está sob sua tutela, mesmo que seja por um breve tempo. Ler suas necessidades e apresentar-lhe, generosamente, o mundo que já foi lido por outras pessoas para que esse aprendiz se aproprie de outros símbolos e signos não seus e que irão compor sua futura identidade


VER MAIS
Acesso ao seu Perfil
Email
Senha
Se você já é autor(a) do Cronópios, já tem sua PÁGINA ATIVA na Rede Cronópios. Clique aqui e solicite login e senha para ativar seu perfil.